Monitoramento Topográfico
Devido à dinâmica das grandes obras, estruturas e fenômenos naturais as empresas de engenharia estão enfrentando desafios nunca antes experimentados. Controlar e gerenciar atividades em prol da segurança e redução de custos através de ferramentas apropriadas é o melhor caminho a ser adotado.
O uso da topografia no processo de monitoramento de estruturas é aplicável em áreas onde podem ocorrer o deslizamento de terras, fundação de edifícios, controle de barragens, monitoramento de pontes, túneis, torres de transmissão. O monitoramento estrutural pode ser aplicado de forma permanente, contínua, periódica ou periodicamente contínua, dependendo do comportamento da estrutura (GLISIC & INAUDI, 2003).
Assim a técnica de monitoramento contínuo através de equipamentos topográficos, por meio da observação de pontos estratégicos materializados ou notáveis através de leituras angulares, distancias, temperatura, entre outros fatores, ao longo de "n" observações e leituras periódicas pode-se extrair informações comportamentais dos materiais e estruturas.
Ponte Pênsil - São Vicente
Dentre estas obras podemos destacar o acompanhamento da troca de cabos da Ponte Pênsil em São Vicente.
Ponte do Piqueri
Cadastramento geométrico e acompanhamento da instalação da nova longarina.
Viaduto Santo Amaro
Cadastramento e monitoramento do Reforço e Alteamento do Viaduto Santo Amaro em São Paulo.